Icon Localização Localização
Icon Quero Experimentar (45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Icon Quero Experimentar Quero Experimentar
Icon Whats APP (45) 99154-6647
PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.
Ícone Página Blog

Blog

< Voltar

Relatórios: entenda a importância de obter os indicadores de sua clínica

19/10/2020 |  

Os indicadores de sua clínica são uma importante ferramenta para analisar como está sua gestão nas diversas áreas que competem esse tipo de negócio.
 
É importante investir em relatórios periódicos, com determinados indicadores administrativos, financeiros, técnicos e até mesmo funcionais. Essas informações lhe darão um bom parâmetro do funcionamento da sua clínica, e indicarão quais os setores que necessitam de mais atenção.
 
Os relatórios de indicadores de sua clínica podem conter quaisquer aspectos que você preferir, mas existem alguns segmentos mais comuns e que podem ser de maior utilidade.
 
É importante que cada gestor analise os indicadores que mais se adéquem a sua realidade e ao momento em que a clínica está, para que todos os melhoramentos possam ser feitos da maneira mais eficiente possível.
 

Quais os benefícios de utilizar indicadores

 
Muitas vezes, o gestor não é capaz de acompanhar todos os procedimentos de sua clínica, e como os setores estão se saindo, seja por não estar inserido cotidianamente nesse meio ou ter sua atenção focada em outras áreas.
 
Dessa forma, analisar os indicadores de sua clínica é uma maneira eficiente de unir os resultados em relatórios periódicos, que irão mostrar como a clínica está funcionando.
 
A partir desses relatórios, você poderá entender melhor todas as áreas do seu consultório, e determinar quais os setores que precisam de mais atenção ou investimento, por exemplo. Quais os pontos fortes e fracos da clínica, como ela é vista pelo público exterior e também pelos funcionários que atuam nela.
 
É possível identificar possíveis falhas que estejam atrapalhando o desempenho dos serviços, e corrigi-las o quanto antes, para que a clínica aumente sua produtividade, e, consequentemente, o rendimento.
 

Os indicadores mais comuns e suas funcionalidades

 
Como mencionado, você pode optar por quaisquer indicadores de sua clínica que quiser, a partir do momento e da situação da sua clínica. No entanto, existem alguns pontos mais comuns de serem analisados, e que podem compor um relatório completo e abordar todas as áreas importantes do consultório.
 

Satisfação dos pacientes

 
Esse é um dos indicadores mais comuns de serem utilizados, e apontam diretamente a satisfação dos pacientes com sua clínica.
 
Para medi-los e criar relatórios a partir desse indicador, é usual que sejam aplicadas pesquisas de satisfação, através de diversas plataformas, digitais ou tradicionais. Para que seja efetivo, é necessário que os pacientes respondam os questionários, de modo que costumam possuir apenas uma pergunta simples, geralmente voltada para notas de 0 a 10.
 
Analisar a satisfação dos pacientes pode dizer muito sobre a clínica e como ela está atuando. Se os pacientes relatam um alto nível de satisfação, você poderá investir em outras áreas e manter o nível de atendimento.
 
Por outro lado, se os resultados não são muito positivos, talvez seja preciso prestar mais atenção em alguns segmentos, como os funcionários, as acomodações da clínica e os serviços oferecidos.
 

 

Faturamento

 
De fato, o faturamento é um dos indicadores de sua clínica mais comuns e importantes de serem analisados.
 
Esse indicador pode aparecer em outros relatórios obrigatórios, por exemplo, que sejam enviados para órgãos governamentais. Contudo, é interessante investir em relatórios próprios, mais simples, para que sejam analisados pelo gestor.
 
O faturamento é essencial para uma clínica continuar funcionando e ter os devidos investimentos, além de indicar como ela está funcionamento.
 
Um bom faturamento pode indicar que a clínica possui um bom número de pacientes, e realiza somente os gastos necessários. Enquanto isso, uma queda nos faturamentos pode indicar que alguma coisa está errada, seja com os atendimentos ou no funcionamento interno.
 
É importante analisar esse indicador periodicamente, traçar planejamentos e cuidar de eventuais adversidades o quanto antes, por ser um fator que influencia diretamente em toda a estruturação da clínica.
 

Taxa de retorno

 
Esse indicador também está relacionado com os pacientes, e pode trazer várias características de análise importantes.
 
As taxas de retorno incluem pacientes de voltam para dar continuidade ao tratamento, pacientes que cancelam as consultas, pacientes que faltam sem apresentar justificativas e pacientes que procuram novamente os serviços da clínica depois de já terem frequentado uma vez.
 
Cada um desses fatores pode apresentar resultados importantes para o gestor. Por exemplo, altas taxas de retorno para tratamentos ou novas consultas mostra que a clínica está funcionando satisfatoriamente. Pacientes que desmarcam consultas podem estar descontentes com o atendimento, ou o serviço não é interessante para eles.
 
Investir em indicadores de sua clínica voltados para as taxas de retorno pode ajudá-lo a descobrir falhas na estrutura de atendimento ou nas atividades propostas, impactando diretamente nos pacientes da clínica, sendo de suma importância.
 

Tempo na sala de espera

 
Esse indicador pode não parecer tão impactante quanto os demais, mas é importante de ser analisado pelo gestor, pois pode trazer várias informações sobre a clínica.
 
Se os pacientes enfrentam um tempo de espera muito longo, isso pode gerar descontentamento, o que interfere diretamente na taxa de retorno. Por outro lado, pode indicar uma má organização no funcionamento da sua clínica, nos agendamentos das consultas e na disposição da equipe de profissionais.
 
Esse é um dos indicadores de sua clínica mais simples de serem relatados. Por exemplo, é possível pedir a recepcionista que anote o horário que o paciente chegou e quando foi atendido. No final do mês, ou no período de preferência, você terá informações valiosas sobre a estrutura interna de sua clínica, e poderá compor estratégias para otimizar os processos.
 

Conclusão

 
Os indicadores de sua clínica são ferramentas bastante úteis de administração, e podem trazer referências de todos os setores que compõe sua instituição.
 
Não se deve ignorar os indicadores e os relatórios que eles podem oferecer. Através dessas pesquisas, você poderá entender melhor como sua clínica está funcionando, e investir em diversas estratégias de otimização e melhoramento.
 
É importante saber como a clínica está atuando, seu impacto exterior, a satisfação dos pacientes e a organização das equipes de atendimento. Assim, você será capaz de proporcionar serviços de qualidade e aperfeiçoar ainda mais sua clínica, aumentando a produtividade e os rendimentos.
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar
Informações de Contato
(45) 99154-6647 / (45) 3055-2207
Biopark - Parque Tecnológico de Inovação e Biociências - Rodovia PR 182 – Toledo - PR